HOME HISTÓRIA NOTÍCIAS EVENTOS VÍDEOS WHAT'S UP? CALENDÁRIO RESULTADOS ENTREVISTAS HINO DO ZZ
 
ARMANDO PORDEUS


Paraibano de Guarabira e pernambucano por adoção esse rubronegro é um dos caras que mais entendem de futebol de mesa em nosso estado.Esteve um tempo afastado do nosso convívio, mas está voltando e cremos que em breve estará conquistando títulos, agora na regra dos 12 toques com bola.A Liga Jardim Brasil, através do seu presidente Marcos Cordeiro, não perdeu tempo e já o inscreveu como seu atleta.Estamos falando do grande ARMANDO PORDEUS, o cara que trouxe o futebol de mesa para a cidade de Caruaru, mais precisamente para a AABB local. Contentes com o seu regresso fomos procurá-lo e conseguimos esta entrevista que reproduzimos abaixo:

1. Como tudo começou?

O ínicio foi como toda criança.Lembro que desenhava um campo com giz ou carvão na calçada de casa. Os jogadores poderiam ser tampinhas de garrafa de refrigerante ou botões de paletó. A bola era fabricada com miolo de pão.Quando adolescente conhecí os times de plástico e com a carinha dos jogadores ao centro. O campo era o famoso Estrelão,vendido nas lojas de brinquedos. Depois vieram os botões de vidro de avião ou de chifre que eram adquiridos na Rua da Palma ou na Casa de Detenção em Recife, a atual Casa da Cultura. Nesse tempo jogávamos na regra do leva-leva. A partir de 1981, tudo mudou.Tive a oportunidade de conhecer os responsáveis pela organização dos campeonatos brasileiros e passei a conhecer novas regras, times e bolas diversificadas e uma infraestrutura diferente.Fiquei deslumbrado. Tudo era muito parecido com o futebol de campo.

2. Jogar botão é lazer ou tem seu lado profissional? - Pra mim é lazer, apesar de existirem regras oficiais e considerarmos a modalidade como esporte, o que exige responsabilidade e disciplina.Quanto ao lado profissional, existe sim, contudo isso depende de cada um.

3. Considera o futebol de mesa um pouco egoísta?

- Não o futebol de mesa, mas alguns praticantes.Principalmente se estiverem ocupando algum cargo diretivo de Federação ou Clube.

4. Quais suas maiores conquistas e quais os seus sonhos?

- Pra mim as maiores conquistas foram as centenas de amigos que conquistei por esse Brasil afora. Meus sonhos? Ver o futebol de mesa nas escolas e associações comunitárias.

5. Tem ou teve algum ídolo nesse esporte?

- Sim o grande ASTHYAGES VILLA NOVA. Um gentleman, cujo exemplo deveria ser seguido por todos nós.

6. Qual a regra que considera mais atraente?

- Adoro jogar botão, seja lá qual regra for. Entretanto considero a regra dos três toques como a mais atraente.

7. Acha que o futebol de mesa é bem divulgado?

- Não, não acho. Temos diversos sites e blogs que falam sobre este esporte, mas se analisarmos bem veremos que se prendem a uma divulgação pessoal, regra ou clube. Sem contar com aqueles que passam semanas sem uma devida atualização das matérias. Isso dificulta trazer mais gente para o nosso convívio. O ideal seria um site da Federação, rezando a cartilha do futebol de mesa como um todo.

8. Acredita que nosso esporte possa, um dia, fazer parte dos jogos olímpicos?

- Não. Este esporte foi enquadrado pelo CND como uma vertente dos esportes de salão, no qual se incluem o xadrez e o bilhar. Seria preciso provar que o futemesa exige esforço físico e mental. Aí sim.

Por fim, gostaria de acrescentar a minha opinião quanto ao futuro desse esporte. Pude comprovar, depois de uma ausência de vinte anos, que não houve uma renovação desejada. Observei que os praticantes desse esporte, em sua grande maioria, são os mesmos.Precisamos levar o futebol de mesa para as escolas, não podemos esperar que essas venham até nós. Precisamos baratear o futemesa para que as crianças possam praticá-lo. Da maneira como está,não há condições. Acho que isso deveria ser a meta das Fedrações e Confederações existentes.
  16/12/2016 - BEL
  26/05/2015 - ENTREVISTA COM MARCELO UCHOA
  26/05/2015 - ENTREVISTA COM MARCELO UCHOA
  30/09/2013 - MATHEUS TINÉ
  05/05/2013 - ENTREVISTA COM FLÁVIO AFA
  30/08/2011 - RAFA MOREIRA
  19/05/2011 - HUMBERTO SECURÃO
  13/02/2011 - PP
  11/09/2010 - LUIZ CARLOS
  28/08/2010 - O ALAGOANO ROBERTO
  28/05/2010 - ÁLVARO PATRÍCIO
  22/05/2010 - AKILES CUSTÓDIO
  14/05/2010 - SÉRGIO ARAGÃO
  05/09/2010 - DIDI VASCAIANO
  02/05/2010 - O CAMPEÃO MARCELLUS
  19/04/2010 - MARCELO CARIOCA