HOME HISTÓRIA NOTÍCIAS EVENTOS VÍDEOS WHAT'S UP? CALENDÁRIO RESULTADOS ENTREVISTAS HINO DO ZZ
 
ENTREVISTA COM FLÁVIO AFA


ENTREVISTA COM FLÁVIO AFA (DIRETOR TÉCNICO DA FEFUMEPE)
1. Você passou uns tempos afastado do futebol de mesa, por quê?


 Por falta de tempo e principalmente motivação. Conheci a regra em 1997 em Santo Amaro na casa de Adulccio, joguei até 2001 com 1 Copa Pernambuco (1999) 1 Pernambucano (2000) na bagagem, 2 Brasileiros disputados, e encerrei como terceiro colocado no estadual de 2001.
 Em 2007 voltei a participar mas não deu pra dar continuidade em 2008, mas uma vez a falta de tempo me afastou. Então em 2012 resolvi voltar e decidi que a falta de tempo não seria problema, primeiro Futmesa depois os outros problemas pra resolver.


2. No seu regresso, notamos um Flávio diferente, mais participativo, é engano meu ou realmente isso acontece? Por quê?


 Um Flávio que não se cala, quer ter voz, um Flávio querendo jogar, querendo engrandecer, impulsionar nosso estado, para conquistas nacionais, já estamos na hora disso, nossos irmãos Alagoanos já são Bicampeões da Copa do Brasil e nós? Dois Vices com Armandinho que ainda continua sendo o maior botonista nosso, e alguns títulos Brasileiros Prata e Bronze com outros botonistas, muito pouco pra Pernambuco, estamos devendo.


3. De que maneira você analisa o futebol de mesa enquanto esporte? E como vê esse esporte em nosso Estado?


 Futmesa como esporte? Deixa me ver para não bater forte demais. Bem, eu acho que nunca passará de amadorismo, para muitos, esporte de crianças, mesmo com a força da CBFM em internacionalizar, coisa que já o fez e tivemos até duas Copas do Mundo e no último Brasileiro com patrocínio da Multinacional Coca-Cola, é ainda amador, como pode um esporte não ter árbitros? Você chuta a gol, bate no goleiro ou no botão adversário e antes de saí, deveria continuar com a posse de bola, mas não, passa a ser do adversário por não ter árbitro, absurdo isso, enquanto continuar assim, sempre será esporte para criança.
Futmesa em nosso estado? No Brasileiro de 1999 no Paraná, conheci o pessoal do Rio de Janeiro que estavam lá pra conhecer e se aprimorar na regra 12 toques, anos mais tarde eles viraram uma potência ao lado dos Paranaenses e Paulistas neste esporte, e nós continuamos no mesmo lugar, por que?
Respondo: Acho que falta um “Profissionalismo” que os estados citados a cima tem, que nos falta por aqui, por isso aceitei o convite de ser Diretor Técnico da FEFUMEPE, para tentar melhorar, o tempo dirá.


4. Agora que a FEFUMEPE está regularizada e você assumiu um dos cargos mais importantes (DIRETOR TÉCNICO), quais as perspectivas e o que nós botonistas podemos esperar da sua administração?


 Percebi que faltava muito ainda pra ser feito aqui em Pernambuco, todos os anos a mesma coisa, a mesma receita, tínhamos que mudar algo. Não aceito mais esta história de só sabermos nossos adversários no local das competições, isso é velho, ultrapassado, a CBFM já disponibiliza os grupos com antecedência. Aceitei o cargo pra mudar, elaborar tabelas e disponibilizar para os botonistas com dias de antecedências, para o atleta ter uma ideia com quem jogará, isso se chama respeito aos atletas.
Informarei o Ranking Geral e o Ranking de Entradas Pernambucanos, coisa nunca feita aqui, também elaborei o Ranking Nordestino com a ajuda do meu amigo Cearense Rafael Moreira. Pra terminar, fiz ainda um Ranking Nacional Brasileiro pra tentar acordar a CBFM que ainda não o fez. Tenho muito pra dar ainda por este esporte, basta me dar oportunidades. Com tudo isso acima realizado, agora a meta é fazer a cobrança da taxa de inscrição antecipada, para acabar com a perda de tempo da inscrição no momento da Competição.


5. Como fica a sua situação no Recife Arena? Perguntamos isso porque parece que há certas, digamos assim, divergências entre o mandatário do Recife Arena, no caso o Armandinho, e os dirigentes da FPFM.


 Como já foi divulgado pelo nosso site, pelas Redes Sociais e E-mails à todos, a nossa situação não é mais novidade, não aceitamos a FPFM como Federação aqui em Pernambuco, assim com a mesma posição o Sport Recife e a Liga de Jardim Brasil, reconhecemos apenas a FEFUMEPE.
Com isso, já preparei um calendário com todas as datas até o final do ano, isso já deveria ser feito a muito tempo, conseguimos agora.


6. No nosso ponto de vista, achamos muito tímido o nosso Calendário Anual, que se resume apenas a um campeonato individual e o Nordestão, que nem sempre acontece todos os anos. O que você pretende fazer para dar mais dinamismo?


 Todos os anos eram assim. Quando será a próxima etapa? Ninguém sabia responder! Na semana da competição era confirmado, com isso muitos botonistas não podiam ir por ter sido avisado em cima da hora, não podiam ir por conta de reuniões familiares etc... Muitas vezes discórdias com as esposas e namoradas por terem marcado algo pro final de semana e em cima da hora desmarcar por conta do futmesa.
Agora isso mudou, este ano elaboramos um calendário onde consta todas as datas definidas até o final do ano, com isso o botonistas tem acesso as datas e podem marcar e se programar com parentes e esposas.
Terminados também esse negócio de “Etapa” que ficava atrelado ao Pernambucano no final do ano. A partir de agora, teremos várias competições com nomes fixos valendo para o Ranking de entradas.
Pernambucanos de Clubes é a nossa ideia, mas ainda não dá, temos apenas 3 clubes e ficaria inviável a realização.
Este ano terá o Nordestão, já tem sua data marcada a ser confirmada para Novembro deste ano.


7. Você pretende mudar algo em relação à forma de disputa do nosso campeonato? Acha que a forma de premiação atual é satisfatória ou pretende modificá-la?


Primeira mudança já citada na pergunta anterior, acabou este negócio de “Etapa”, então I Etapa, II Etapa e assim sucessivamente, não existe mais, teremos competições fixas que se repetirão todos os anos a exemplo da Copa Pernambuco, teremos a Copa União, Copa Gonzação, Taça FEFUMEPE entre outras, sempre terá os mesmos nomes todos os anos, estas competições definirão pela primeira vez os 8 finalistas da Série Ouro e Série Prata para o Campeonato Pernambucano.
Este ano fizemos uma pontuação diferente para o Ranking de Entradas, todas as competições terão Séries Ouro e Prata com pontos bem diferentes. Quem terminar na Série Ouro em 8º lugar, receberá 610 pontos, o Campeão da Prata receberá 500 pontos, valor bem inferior o da Ouro forçando o botonista a está sempre na Série Ouro. O Campeonato Pernambucano, também terá Série Ouro e Prata com uma diferença das demais competições do ano, já entraremos sabendo quem está na Série Ouro e quem está na Série Prata, diferente das demais competições onde todos entram em condições iguais e na metade da disputa se dividem em Ouro e Prata.
Outra novidade, a mais atrativa, teremos premiações para os primeiros quatro colocados de todas as Séries, estão serão 16 troféus por Competição, aumentando a chance dos botonistas de voltarem pra casa com premiação.


8. O que você pensa sobre um possível campeonato NORDESTÃO DE CLUBES?


 Realmente um sonho, sonho mesmo. Que acho que não sai do Papel, espero que eu esteja errado.
9. O que você acha sobre abrir um site para nossa Federação? Acreditamos que seria uma forma de dar conhecimento a todos de tudo que estivesse acontecendo nos bastidores do nosso futebol de mesa?


 A FEFUMEPE Já possuí uma Fan Page no Facebook que está superando em expectativa de visualizações diárias, muito acima do esperado, nosso site já está no forno, em fase final para a liberação e disponibilização à todos.
Flávio fique à vontade para responder ou não certas questões sobre as quais não queira emitir opinião. Também pode acrescentar algo que gostaria de comentar e não foi evidenciado nessas perguntas acima.


Grato
Zeh Edson
P.S. Futuramente, quem sabe, o PP estará lhe entrevistando. Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  16/12/2016 - BEL
  26/05/2015 - ENTREVISTA COM MARCELO UCHOA
  26/05/2015 - ENTREVISTA COM MARCELO UCHOA
  30/09/2013 - MATHEUS TINÉ
  05/05/2013 - ENTREVISTA COM FLÁVIO AFA
  30/08/2011 - RAFA MOREIRA
  19/05/2011 - HUMBERTO SECURÃO
  13/02/2011 - PP
  11/09/2010 - LUIZ CARLOS
  28/08/2010 - O ALAGOANO ROBERTO
  28/05/2010 - ÁLVARO PATRÍCIO
  22/05/2010 - AKILES CUSTÓDIO
  14/05/2010 - SÉRGIO ARAGÃO
  05/09/2010 - DIDI VASCAIANO
  02/05/2010 - O CAMPEÃO MARCELLUS
  19/04/2010 - MARCELO CARIOCA