HOME HISTÓRIA NOTÍCIAS EVENTOS VÍDEOS WHAT'S UP? CALENDÁRIO RESULTADOS ENTREVISTAS HINO DO ZZ
 
LUIZ CARLOS


Nosso bate-papo de hoje é com o Luiz Carlos, atleta e fundador do departamento de futebol de mesa do Petropolitano FC, da cidade de Petrópolis-RJ. Luiz é aquele cara tranquilão, sempre atencioso quando o procuramos. Por isso criamos coragem e o convidamos para uma entrevista. De pronto ele aceitou e vamos dividir com todos os nossos colegas e amigos essa agradável conversa que tivemos:

1. Há quanto tempo você joga botão e como tudo começou?

Ainda criança tive contato com os primeiros jogos de botão. Nos anos 60 era costume em minha família, avô, pai, tios, primos e amigos se reunirem na casa dos meus avós para disputas de campeonato. Comecei a jogar com minha prima, porém foi no ano de 1989, depois de jogar aqui e ali, que tomei conhecimento da Regra Paulista, através de um amigo jornalista. Logo me apaixonei pela ideia de jogar oficialmente.Em 1991 já disputei o Brasileiro realizado em Curitiba-PR. Depois, por motivos profissionais, parei de disputar campeonatos e só retornei em 2001, quando organizamos a Associação Petropolitana de Futebol de Mesa. Hoje em dia jogo pelo Petropolitano,clube que fundamos junto com alguns amigos em 2003 e sou filiado à FEFUMERJ, onde acumulo o cargo de Vice Presidente Financeiro.

2. Quais as suas maiores conquistas e grande decepções no futemesa?

- Minhas conquistas nas mesas são bem modestas. Ganhei duas etapas no campeonato estadual de master, em 2006 fui quarto lugar da série ouro da categoria máster, também fui quarto lugar na categoria máster/prata em 2008, repetindo essa mesma façanha em 2009. Porém, ao redor das mesas coleciono muitos amigos. Grande decepção nunca tive. Jogo pelo prazer de jogar e se, por acaso, tiver uma decepção eu deixarei de jogar.

3. Quais são os seus ídolos neste esporte?

Gosto de ver um jogo bem jogado tecnicamente, como foram as finais dos últimos brasileiros. Seria injusto citar apenas um.

4. Que regra você considera a ideal e qual alteração faria na regra dos 12 toques?

- Não tenho conhecimento de todas as regras e assim fica difícil opinar. Cada uma tem as suas particularidades, seus pros e contras. Creio que todas dão prazer aos seus adeptos. Quanto à regra dos 12 toques eu faria alteração, sim. Acho que a bola depois de chutada ao gol, que fica na mesa e, claramente bate no seu botão, deveria ser posse de bola para quem finalizou, caso ainda tenha saldo de toques.

5. Luiz, também sabemos que você fabrica mesas, por sinal excelentes mesas.Como começou essa história?

- Nós tínhamos uma mesa adquirida em São Paulo e que, com o tempo, foi ficando desgastada. Aí surgiu a ideia de fabricar outra. Um amigo gostou, depois outro e foi por aí...

6. Qual o melhor material para fazer nossos campos? Podemos usar qualquer tipo de tinta ou existe um especial?

- O material que o nosso pessoal está mais acostumado é o AGLOMERADO, atualmente o MDP. Em nossas mesas usamos um preparado especialmente desenvolvido para pintar as mesinhas.

7. Por quanto tempo uma mesa fica em condições de uso (prazo de validade) e que cuidados devemos ter?

- Isso depende muito dos cuidados que se tem com a mesa. Eu, por exemplo, tenho uma do Campeonato Brasileiro de 2004 em perfeitas condições de jogo. Devemos ter cuidado em não expor nossa mesa ao sol, não deixar em locais úmidos, não jogar com as mãos sujas, principalmente gordurosas. Também devemos ter cuidado ao limpar os botões. Não molhar ou aplicar produtos do tipo POLIFLOR. Tirar regularmente o pó sem esfregar na mesas. Outro cuidado é manter essas mesas cobertas quando não estiverem em uso e evitar colocar objetos em suas superfícies.

8. Já ouvi muitas críticas às mesas lisas. Eu,inclusive, fujo delas o quanto possso. Isso tem algum fundamento ou é uma questão pessoal?

- É uma questão bastante pessoal. Tenho clientes que me pedem mesas bem lisas. Outros preferem as porosas. Acho que a nossa tendência é optar pelo que estamos mais familiarizados.

9. Há mesas especiais para regiões quentes? E para as localidades frias?

- Sinceramente não vejo essa distinção. A diferença é que em regiões úmidas como, por exemplo, Petrópolis, ou expostas ao Ar Condicionado, as mesas podem ficar SUADAS. Em locais de muita poeira o deslize dos botões fica prejudicado, mas nada que uma boa limpeza com pano limpo e seco não possa resolver.

10. Por falar em pano, algumas pessoas usam pano molhado ou embebido no ácool na limpeza das mesinhas. Isso é aconselhável?

- Sem exagero, sim. Prefiro utilizar o álcool, pois seca mais rápido e evita penetrar na madeira. Mas lembre-se de tirar todo o pó antes.

11. Na retirada desse pó, devemos usar papel, lona ou flanela?

- Gosto de usar aqueles sacos alvejados. O papel toalha deixa resíduos na mesa, principalmente naquelas porosas, que podem atrapalhar uma jogada. O papel tipo A4 não absorve a sujeira e ainda ajuda a fixá-la na mesa.

12. São muitas as mesas utilizadas numa competição nacional. Acreditamos que finda essa competição muitas delas ficarão sem uso. Isso provoca desgaste? Em caso positivo, o que fazer para reutilizá-las?

- Acredito que em algumas Federações elas fiquem sem o uso devido, em outras não acontece isso. Ao sediar uma competição nacional, as federações menores poderiam alugar as mesas de federações maiores. Talvez fosse bom para ambas. Aconselho o rodízio procurando utilizar essas mesas por igual e tomar os cuidados citados anteriormente.

Luiz, agradecemos de coração sua gentileza e atenção para conosco. Deixamos você à vontade para as considerações finais.

- Gostaria de agradecer a oportunidade de estar conversando com os amigos botonistas. Espero ter colaborado com algumas dicas de conservação das mesas e contribuído para manter o material de jogo em condições propícias à prática desse excelente esporte.
  16/12/2016 - BEL
  26/05/2015 - ENTREVISTA COM MARCELO UCHOA
  26/05/2015 - ENTREVISTA COM MARCELO UCHOA
  30/09/2013 - MATHEUS TINÉ
  05/05/2013 - ENTREVISTA COM FLÁVIO AFA
  30/08/2011 - RAFA MOREIRA
  19/05/2011 - HUMBERTO SECURÃO
  13/02/2011 - PP
  11/09/2010 - LUIZ CARLOS
  28/08/2010 - O ALAGOANO ROBERTO
  28/05/2010 - ÁLVARO PATRÍCIO
  22/05/2010 - AKILES CUSTÓDIO
  14/05/2010 - SÉRGIO ARAGÃO
  05/09/2010 - DIDI VASCAIANO
  02/05/2010 - O CAMPEÃO MARCELLUS
  19/04/2010 - MARCELO CARIOCA